Três plataformas europeias de streaming, Filmin, MYMovies e Cinobo, unem forças para lançar Arkadiko Film Fest, um festival de cinema online que se realiza em Espanha, Portugal, Itália, Grécia e Chipre.
O programa é composto por temas que unem um filme clássico europeu ao lado de uma obra contemporânea, com o objetivo de explorar temas relevantes para a Europa de hoje, gerando debates sobre questões sociais e culturais, ao mesmo tempo que une diferentes gerações e celebra a riqueza do cinema europeu.
A programação é composta por:
– O O Quinto Selo (1976), de Zoltán Fábri sobre o dilema moral que promete alimentar debates intensos com Klondike de Maryna Er Gorbach, o melhor filme ucraniano da temporada, candidato ao Óscar pelo seu país. Um drama anti-guerra que nos coloca no centro do conflito que continua a abalar o mundo.
– O clássico de Jean Renoir A Grande Ilusão, (1937) uma comovedora meditação sobre as classes sociais, a natureza da guerra e a morte da velha ordem na Europa e o moderno 78 Days, de Emilija Gasic sobre 78 dias que durou a campanha aérea da NATO sobre a República Federal da Jugoslávia em 1999, período em que se passa a primeira longa-metragem.
– A obra-prima de Jean Eustache A Mãe e a Puta (1973) um filme de culto dos mais venerados e mais citados da história do cinema e Milk, de Stefanie Kolk, sobre uma mulher que lida com o luto de um bebé que não chegou a nascer, enquanto os seus seios continuam a produzir leite, num filme impactante que quebra tabus sobre a maternidade.
– O Charme Discreto da Burguesia (1972), de Luis Buñuel, uma fabulosa e virulenta sátira à burguesia vencedora do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro com Rimini, onde o realizador Ulrich Seidl apresenta este cínico e desolador retrato de personagem, uma comédia de humilhação protagonizada por um cantautor melódico que actua para os idosos entre cocktails fortes.
– E ainda o clássico moderno O Ódio (1995), de Mathieu Kassovitz – filme poderoso e provocador com Vincent Cassel, sobre as tensões raciais em França.