Peça O pequeno herói preto conta a história de Super Nagô, um youtuber de 10 anos que transforma positivamente a vida das pessoas ao seu redor

Solo infantojuvenil idealizado e interpretado pelo ator Junior Dantas, do Rio de Janeiro (RJ), O pequeno herói preto apresenta o legado cultural afro-brasileiro de forma criativa, divertida e tecnológica. O espetáculo terá duas sessões no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto): no dia 23 de julho, às 15h e 19h, no Teatro do Sesi.

Com direção de Cristina Moura e Luiza Laroza, O pequeno herói preto conta a história de Super Nagô, um youtuber de 10 anos que descobre seus poderes através de sua família, usando os conhecimentos de seus antepassados e da natureza para transformar positivamente a vida das pessoas ao seu redor.

Repleta de referências ao afrofuturismo, conceito que interliga a cultura africana à ficção científica, a peça reforça a ideia de que todas as pessoas têm poderes, apresentando heróis e heroínas reais, que, com gestos simples, alteram para melhor o seu entorno. O espetáculo homenageia personagens históricos como Dragão do Mar, Tereza de Benguela, Benjamin de Oliveira e Tia Ciata, além de figuras da atualidade como Gilberto Gil, Elza Soares e Conceição Evaristo, e também fictícias como Lanterna Verde e Pantera Negra, super-heróis, respectivamente, da DC e da Marvel.

O músico e compositor Muato assina as composições originais do espetáculo, bem como a direção e produção musical. O espetáculo é lúdico, poético e colorido, apresentando um personagem alto astral, uma ótima história e músicas para todo mundo ficar cantando durante ou depois da peça, reforça Dantas, que dá vida ao pequeno Super Nagô no palco. 

Mantendo um diálogo direto com a geração que nasceu conectada digitalmente, O pequeno herói preto tem cenário de Cachalote Mattos composto por luzes de LED e armações móveis, que vão mudando de formato no decorrer da narrativa.

O projeto que culminou no espetáculo foi lançado em março de 2021 como uma websérie, que recebeu indicação ao Prêmio Rio Webfest nas categorias de melhor série educacional e melhor roteiro de não-ficção. A estreia virtual da peça deu-se em junho de 2021, no Youtube, e somente em outubro do mesmo ano que foi feita a primeira temporada presencial. No ano passado, “O pequeno herói preto” foi indicado em sete categorias do Prêmio CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude).

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo. Parceria com o Sesi São Paulo e apoio institucional do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil.

A peça traz a aventura de Super Nagô, um youtuber de 10 anos que descobre seus poderes através de sua família. Na trama, Super Nagô usa os conhecimentos de seus antepassados e da natureza para transformar positivamente a vida das pessoas ao seu redor, apresentando nossa história, cultura e ancestralidade às crianças ainda na primeira infância. Em estilo de autoficção, a peça reforça a ideia de que todos temos poderes, apresentando heróis e heroínas reais que, com gestos simples, alteram para melhor o seu entorno – além de muitas referências do afrofuturismo, conceito que interliga a cultura africana à ficção científica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *