Com o objetivo de resgatar e apresentar versões atuais das antigas cantigas de roda para as novas gerações, o musical infantil TumPaTaTum estreia, dia 11 de maio, na Ecovilla Ri Happy, no Jardim Botânico, para uma curta temporada até 2 de junho. 

Com texto  de Tamiris Pires e Cella Bártholo, direção de Alain Catein, direção musical de Caio Loureiro e coreografias da Bella Mac, o espetáculo promove uma viagem divertida e cronológica pelos clássicos da música infantil brasileira. No repertório, estão reunidas mais de 20 canções tradicionais, como “Ciranda, Cirandinha”, “O Cravo e a Rosa”, “Marinheiro só” e “Sapo Cururu”. Este é o primeiro infantil profissional do  Grupo In Cena, que iniciou suas atividades em 2020, e é formado pela escola In Cena Casa de Artes e pela In Cena Produções.

A trama de TumPaTaTum acompanha quatro personagens – o professor Terry, a pilota Thea e os gatinhos intergalácticos Tetê e Toninho. Eles formam uma banda que viaja no espaço procurando itens do passado para que sejam preservados e nunca esquecidos no futuro. No elenco, estão Lara Mendes, Vitor Louzada, Malu Coimbra e João Alves.

A gente reúne em cena esses quatro personagens muito carismáticos, que formam uma banda e têm essa missão de viajar pelo espaço procurando canções que não podem ser esquecidas. Eu sou muito fã de gato e quis criar personagens inspirados nos meus próprios bichanos, que participam desse lindo projeto de preservação da memória cultural brasileira, conta a coautora da peça e diretora artística da In Cena, Cella Bártholo.

Parceiro da In Cena, Alain Catein participou como ator e foi preparador de elenco de “Nas Alturas”, prática de montagem da escola, e foi professor de teatro de um curso de férias. Com experiência em montagens infantis (como integrante da importante Companhia Boto-Vermelho), Alain foi convidado para assumir a direção de “TumPaTaTum”.

Um dos aspectos mais interessantes deste espetáculo é que a gente mostra que, uma das maneiras de salvar as canções do tempo dos nossos avós, é criar novas versões que dialogam com crianças e jovens, descreve Alain. São arranjos originais feitos para cativar os filhos, sem deixar de encantar os pais, acrescenta o diretor.

Com o objetivo de fomentar o musical brasileiro, a In Cena pretende investir em projetos inéditos e brasileiros. Depois de TumPaTaTum, a equipe vai montar o adulto “República Lee – Um musical ao som de Rita”, em julho, em São Paulo. A gente sabe que tem muitos artistas talentosos aqui nas áreas de dramaturgia, composição, dança, e queremos fomentar esse mercado, completa Cella.

Fotografia Marcelo Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *