Durante dezanove anos, percorremos os Caminhos de Leitura. Viajámos e lemos através das emoções. E o nosso Caminho foi ficando colorido de palavras e de sentidos. Sentimos, agora, ser o momento de ir mais longe, aprofundando e conhecendo melhor o que a literatura para a infância e juventude pode oferecer.

O Observatório de Leitura nasce em parceria com o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC- Rio – iiLer/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, a DGLAB – Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a RBE – Rede de Bibliotecas Escolares e o Centro de Investigação em Estudos da Criança – Universidade do Minho, e é constituído por um grupo de 10 especialistas de Literatura para a infância e juventude, que analisa e faz a seleção da edição nacional e de língua oficial portuguesa (exceto Brasil), com vista à atribuição do SELO CAMINHOS DE LEITURA, coordenado por Benita Prieto.

Difundir e promover a literatura para a infância e juventude, os escritores, ilustradores e editores, proporcionando a troca de conhecimento editorial e projetando os autores nos territórios da CPLP, são os objetivos do Observatório de Leitura.

O Observatório de Leitura, do Município de Pombal, atribui o Selo Caminhos de Leitura, um dos prémios portugueses mais recentes na área da literatura para a infância e juventude. Dividida em 4 categorias (Distinção, Seleção, António Torrado – Menção Honrosa e Brasil), a atribuição dos Selos está associada aos seguintes critérios de avaliação: qualidade do texto, ilustração, projeto gráfico das obras, abordagem de temáticas inovadoras, criatividade e qualidade da tradução.

Neste primeiro ano de implementação, o Observatório de Leitura recebeu na totalidade 61 títulos de 24 editoras e/ou edição de autor. Todos os títulos foram alvo de análise e discussão pelo grupo de especialistas. A decisão para a atribuição das 4 categorias do Selo Caminhos de Leitura passou por diversas fases de avaliação, tendo o júri chegado à fase final com a seguinte atribuição:

Selo Distinção, considerados os melhores livros do ano – 10 livros.
Selo Seleção, livros que não podem faltar em qualquer biblioteca, com diversidade de autores, editoras e temáticas – 20 livros.
Selo António Torrado – Menção Honrosa, livro que se destaca de todas as categorias – 1 livro.
Selo Brasil, livros da distinção do Selo Cátedra 10 – Cátedra da UNESCO para a Leitura da PUC- Rio – a anunciar brevemente.

Os premiados foram anunciados no dia 23 de abril, através do Site caminhosdeleitura.pt

A entrega dos Selos ocorreu em 22 de junho, durante o evento Caminhos de Leitura. Coordenação geral do projeto: Município de Pombal – Unidade de Cultura e Unidade de Projetos Educativos – Biblioteca Municipal.

Coordenação Técnica
Benita Prieto

Equipa Técnica
Biblioteca Municipal de Pombal

Júri
António Jorge Serafim
Bru Junça
Bora Batalim Sottomayor
Iêda Alcântara
Maria José Vitorino
Paula Cusati
Rita Pimenta
Rui Marques Veloso
Sara Reis da Silva
Tâmara Bezerra

Todos os vencedores e as resenhas podem ser vistos no site caminhosdeleitura.pt .

Foto: Livro premiado Caras de João Pedro Mésseder. Ilustradora: Inês Oliveira. Xerefê Edições.

Na Foto: A ilustradora Inês Oliveira e sua filha, a editora Ana Biscaia,  a viúva de António Torrado Lourdes Fragateiro, o presidente da Câmara Municipal de Pombal Pedro Pimpão,  a chefe da Divisão de Cultura Sónia Fernandes, a técnica da Biblioteca de Pombal Daniela Martins e a coordenadora técnica do Selo Caminhos de Leitura Benita Prieto. 

Crédito da Foto: Município de Pombal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *