Seu Miguel, Seu Miguel busca resgatar a sensibilidade dos processos artesanais muitas vezes perdida para a tecnologia digital

Primeira parceria entre o Grupo Depois do Ensaio, do Rio de Janeiro, e o ator e diretor Marcio Nascimento, o espetáculo de formas animadas Seu Miguel, Seu Miguel traz uma poética e delicada mensagem sobre o exercício da empatia. A peça será apresentada no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) no dia 21 de julho, às 15h e 19h, no Teatro do Sesi.

O espetáculo conta a história de Seu Miguel, um artesão que não consegue mais vender as suas criações nem encarar o mundo fora de sua loja. Certo dia, ele recebe a visita de Nina, uma garotinha que se perdeu de sua família, tendo de enfrentar uma série de traumas para a ajudá-la a reencontrar seus pais. A partir dessa experiência, o artesão percebe que basta um único fio de esperança para continuar acreditando no melhor das pessoas.

Segundo o ator Thales Sauvo, que integra o elenco de Seu Miguel, Seu Miguel, o espetáculo busca resgatar a sensibilidade dos processos artesanais muitas vezes perdida para a tecnologia e, com isso, incentivar o diálogo entre pais e filhos sobre a importância de olhar para o próximo.

Para aprimorar ainda mais o jogo de cena entre os atores e todos os elementos cênicos presentes em Seu Miguel, Seu Miguel, o Grupo Depois do Ensaio recebeu uma preparação corporal especial em mascaramento de Rodrigo Sangodare, que há mais de 10 anos pesquisa a linguagem da máscara. Já a manipulação de marionetes teve orientação de Júlio Barnabé, artista que já levou seu teatro de formas animadas para mais de 10 países.

O ator também destaca as canções e composições feitas para o espetáculo, que, segundo ele, ajudam a dar o tom de fantasia e de carinho na relação de amizade entre Seu Miguel e Nina. Ambos os personagens passam jornadas internas ao se encontrarem e são coloridos por uma trilha minimalista, que aponta o traço das palavras não ditas, comenta Sauvo.

Já o cenário de Seu Miguel, Seu Miguel, um ambiente lúdico composto pelas criações desse velho artesão, como brinquedos de madeira, bonecos de fio, entre outros objetos, assume a dupla função de contextualizar aquela pequena realidade distante da cidade e, assim, estimular o imaginário infantil. O figurino, repleto de detalhes, faz o público se perguntar o que de fato é criação do artesão, o que é artista em cena e o que é cenário na composição, completa.

O Grupo Depois do Ensaio foi criado, em 2012, por artistas de várias regiões do Rio de Janeiro preocupados com a democratização e circulação da arte teatral por espaços fora das localidades de mais privilégios. O coletivo já percorreu vários estados do Brasil com seus trabalhos, conquistando prêmios e indicações em festivais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Distrito Federal. Também participou do Programa da Shell Iniciativa Jovem-Conexões, recebendo o selo de Empreendimento Sustentável em 2020, justamente pelo impacto de sua ação social em diversas camadas da sociedade.

Atualmente formado por Gaia Patrícia, Fabrício Neri, Tammy Caroline e Thales Sauvo, o grupo também é idealizador, produtor e curador, junto à Cia. Ih, Contei!, do Anima Praça-Festival de Teatro de Formas Animadas, realizado na zona norte do Rio desde 2019, além de realizar oficinas e mostras de teatro de formas animadas em diversos espaços.

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo. Parceria com o Sesi São Paulo e apoio institucional do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil.

Seu Miguel é um artesão que não consegue mais vender suas criações e é cheio de medo do mundo fora da sua loja. Ele recebe a visita de Nina, uma menina perdida de sua família. Seu Miguel passa a enfrentar os seus medos enquanto ajuda Nina a encontrar seus responsáveis, e acaba percebendo que basta um único fio de esperança para continuar acreditando no melhor das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *