Iniciamos o segundo mês de nossa Revista PROGRAMA e percebemos que a temporada teatral neste segundo semestre começa mais forte, e com um número grande de trabalhos entrando em cartaz. Estamos ainda muito longe de nossa ocupação pré-pandemia, mas a cada dia vemos o nosso teatro dar sinais de sua força, vitalidade e resistência. E nesta semana, principalmente, destacamos a força explosiva de mulheres em cena. Mulher no etarismo. Mulheres pretas. Mulheres caladas há décadas. Mulheres bailarinas. Mulheres atrizes. Mulheres Musicais. Mulheres autoras. Mulheres diretoras. Mulheres no centro absoluto da cena!

Nesta 5a edição prestamos a nossa homenagem a um dos mais expressivos artistas do teatro de Itajaí-SC e brasileiro: Max Reinert. Max Reinert, fundador da Téspis Cia de Teatro, nos deixou precocemente aos 50 anos; e interrompendo uma trajetória de muito sucesso nas artes cênicas para a infância e juventude, no teatro adulto, na dramaturgia e em cargos de conselheiro de cultura. Reinert deixa um imenso legado artístico e muita saudade.

Nesta edição inauguramos a Seção ATENÇÃO, onde são indicados os melhores espetáculos em cartaz. O primeiro espetáculo a abrir o nosso Selo é Todas as Coisas Maravilhosas de Duncan MacMillan e Joe Donahuer, em uma atuação arrebatadora de Kiko Mascarenhas, no Teatro Poeira.

Nesta edição apresentamos a estreia de Furação do Amok Teatro, no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto, espetáculo que comemora 25 anos de atuação da cia teatral, e que foi realizado através do Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA II da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ), e da Secretaria Municipal de Cultura. Apresentamos também a estreia da quase octogenária Regina Gutman com o monólogo Instruções para descer uma escada, que tem direção de Sidnei Cruz, e a peça IRON- Homem da Máscara de Ferro com direção de Ulysses Cruz, no 033 RoofTop Santander, em São Paulo.

Além de algumas reestreias: o espetáculo para a infância e juventude Conto de quem Sonha – um espetáculo teatral, que lança no cenário teatral carioca o primeiro trabalho da dupla Alain Catein e Clara Equi, no Espaço Tapias, de Copacabana Palace- O Musical, o musical, que reinaugurou o histórico Teatro Copacabana Palace em 2021, volta à cena e traz Suely Franco, Vannessa Gerbelli e Mouhamed Harfouch à frente de um elenco de 19 artistas, entre atores, bailarinos e músicos. O texto é de Ana Velloso e Vera Novello e a direção de Gustavo Wabner e Sergio Módena; e de depois do sucesso em 2022, em Portugal, Rio de Janeiro e São Paulo, volta ao Teatro Renaissance, em São Paulo, o espetáculo Intimidade Indecente. A peça reúne Eliane Giardini e Marcos Caruso sob direção de Guilherme Leme Garcia, num dos maiores sucessos da dramaturga paulistana Leilah Assumpção.

No cinema apresentamos a pré-estreia de MULHERES EM AUSCHWITZ: Escritas de Resistência com direção de Regina Miranda e atuação de Patrícia Niedermeier, em memórias de mulheres que fizeram da escrita sua estratégia de sobrevivência, são revisitadas e encarnadas tornando-se caminho de reflexão sobre experiências de horror, que jamais devem ser esquecidas, no Estação NET Rio.

Na foto Regina Gutman em Instruções para descer uma escada

Foto Aline Müller 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *