Projeto Reconto, cada qual no seu Recanto, acontecerá em 8 unidades do Sesc RJ reunindo histórias e músicas para celebrar a cultura popular. A tradição da oralidade é um patrimônio cultural valioso que tem encantado gerações ao longo dos séculos. Através da arte de contar histórias, transmitimos conhecimentos e emoções, criando conexões profundas entre as pessoas. Essa é a essência do projeto Reconto, cada qual no seu Recanto, que inicia uma temporada de 8 Maratonas de Contos em unidades do Sesc RJ com o tema Caminhos da Oralidade. A primeira delas será no próximo dia 15 de julho, às 14h30, no Sesc Duque de Caxias (Rua General Argolo, 47 – Centro, Duque de Caxias), com entrada franca.

Em formato híbrido, reunindo os artistas presencialmente no palco e via telão, a Maratona de Contos terá as participações das contadoras de histórias Suzana Nascimento (RJ) – na foto acima -, Rosana Mont’alverne (MG) e Sandra Santaella (CE), do músico Tibor Fittel (RJ) e apresentação de José Mauro Brant (RJ) e Benita Prieto (Portugal), que também são os curadores do “Reconto”.

A Maratona de Contos do projeto Reconto, cada qual no seu Recanto é aberta a todas as idades, convidando crianças, jovens e adultos a se reunirem em torno da alegria de uma boa história. Os participantes terão a oportunidade de ouvir narrativas tradicionais, lendas folclóricas e contos contemporâneos, numa rica demonstração da beleza que é arte da oralidade. Além disso, o projeto Reconto, cada qual no seu Recanto promoverá um espaço de troca, com a participação de alunas e alunos das oficinas de contar histórias realizadas pelos curadores, José Mauro Brant e Benita Prieto. A oralidade é uma forma poderosa de expressão e conexão humana, capaz de transcender barreiras e enriquecer a vida de todos. Queremos, através do Reconto, incentivar a valorização da tradição oral e destacar sua importância como meio de preservação cultural, explica José Mauro Brant.

O projeto Reconto, Cada qual no seu Recanto foi criado durante o período mais difícil da pandemia que paralisou o setor cultural. Os contadores de histórias buscaram se reinventar e encontraram na internet o seu refúgio. Em formato 100% online e ao vivo, o projeto já contou com participação de artistas de todos os cantos do Brasil e do mundo, como diz o título, “cada qual no seu recanto”, mostrando a diversidade de linguagens narrativas e seus diferentes sotaques, estimulando no público o desejo de ler os textos contados.

A idealização e direção artística são de José Mauro Brant, premiado ator, autor teatral, com quase 30 anos dedicados ao ofício de narrar histórias, e divide a curadoria com Benita Prieto, experiente contadora de histórias e produtora de eventos na área da leitura e literatura, que hoje tem seu recanto em Alhandra – PT: O grande desafio é mostrar ao público que os eventos presenciais ganharam uma nova dimensão com a pandemia, que é a possibilidade de interação permitida pela internet e que antes estava restrita às vídeo conferências. A arte de narrar agora tem como aliada o mundo virtual. E podemos fazer ações inovadoras, afirma a produtora.

O Reconto, cada qual no seu Recanto dedicada ao tema Caminhos da Oralidade é um projeto contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar.

Crédito Foto: Simone Kontraluz

Serviço na Sessão Tijolinho Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *