Estreia: 03 de maio (6ªf) às 15h
Onde: Imperator – Centro Cultural João Nogueira  – Rua Dias da Cruz, 170 – Méier / RJ
Apresentações gratuitas
Dias e horários: 6ªf (dia 03) às 15h; sábado e domingo (dias 04 e 05) às 11h e às 16h

Através de brincadeiras do universo infantil e músicas autorais, a peça reflete, de forma leve e divertida, sobre a urgência e a importância da preservação do planeta Terra. Os Bongas, seres fantásticos que habitam e cuidam da floresta, recebem um aviso sobre a destruição do planeta e precisam se aliar aos terríveis Morks, seres da destruição, na tentativa de salvar a Terra e seus habitantes.

Bongas – Os Defensores da Natureza, espetáculo teatral infantojuvenil inédito da Blabonga Cia Teatral, pretende jogar luz sobre a urgência e importância da preservação do planeta Terra. Através de brincadeiras do universo infantil e músicas autorais, a peça trata do tema de forma leve e divertida, sem se distanciar da sua mensagem principal: somos todos parte do ecossistema terrestre e fundamentais na sua regeneração.

Entendendo que a infância e a juventude são a fase ideal para formar hábitos que serão levados para a vida toda, a companhia aposta na educação e na arte para dialogar não só com as crianças, mas também com os adultos que com elas convivem.  Eu quero sempre mudar o mundo. Acho que foi por isso que me tornei artista, por acreditar que é através da arte a melhor forma de fazer isso. E de todas as mudanças que quero para o mundo, proteger a natureza e cuidar do planeta é a número um. Nosso espetáculo fala sobre isso, de como precisamos que todos façam desse cuidado a sua prioridade. A mudança começa com um simples gesto. Quem sabe, assistindo a uma peça de teatro., provoca o autor e diretor, Davi Porto. 

Aurora (Dominique Castro), Gaia (Isabele Riccart), Pingo (Victor Grimoni) e Faísca (Leandro Moura) são os Bongas, seres fantásticos que habitam a floresta cuidando da fauna, da flora e de todos os elementos da natureza. Num dado momento, eles recebem um aviso sobre um possível colapso do planeta, e precisam se aliar aos terríveis Morks, seres da destruição, numa tentativa de frear este movimento e salvar a Terra e seus habitantes. Nessa missão, aproximam-se de um deles (Felippe Fonseca) – será que conseguirão resolver suas desavenças para salvar o planeta? 

Fazem parte da peça os personagens: Aurora não fala nada, é sempre serena e brincalhona. Carrega as sementes pelos ventos, Gaia- ama dar abraços, beijos e quer sempre estar por perto. É responsável por abraçar todas as sementes, Pingo – o mais sábio do grupo. É responsável por alimentar todos os seres e  Faísca – o mais extrovertido. Mantém todos os seres quentinhos e está sempre em busca de uma brincadeira.

Com uma produção pautada em conceitos de Lixo Zero, a peça tem cenário e figurinos confeccionados a partir de materiais reciclados, entre outras alternativas de menor impacto ambiental.  O Projeto foi selecionado no Edital de Apoio ao Teatro – Evoé! RJ da SECEC-RJ com recursos da Lei Paulo Gustavo.  O PLANETA TERRA Segundo a Global Footprint Network, o planeta Terra entrou em déficit de recursos naturais em 1970. Desde então, a humanidade vem consumindo anualmente mais recursos do que a o planeta é capaz de regenerar. A cada ano, o Dia de Sobrecarga da Terra chega cada vez mais cedo. O marco de 2023 foi no dia 02 de agosto, o que representa, na prática, que pouco depois da metade do ano já havia sido consumido todo recurso terrestre de um ano inteiro e que seriam necessários cerca de 1,7 planetas Terra para suprir o atual estilo de vida da humanidade.

Fotografia Tharsila Di Britto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *