O premiado musical infantil Bituca – Milton Nascimento para Crianças encerra temporada, neste domingo (28/01), na EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico. Serão cinco sessões esta semana: quinta, às 17h, sábado e domingo, às 14h e 16h. Com texto de Pedro Henrique Lopes, direção de Diego Morais e direção musical de Guilherme Borges, a peça faz parte do projeto ‘Grandes Músicos para Pequenos’, que celebra 10 anos em 2024, e foi criado com o objetivo de homenagear e preservar a memória de grandes nomes da música popular brasileira. Inspirado na vida e na obra de Milton Nascimento, o musical infantil expõe em cena a ternura e os desafios inerentes ao processo de adoção e as dificuldades de inserção de uma criança negra em um ambiente majoritariamente branco. O espetáculo integra o Festival Pituco, apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Ri Happy, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Em cena, estão Udylê Procópio (Milton), que venceu o Prêmio CBTIJ 2017 de Melhor Ator pelo espetáculo, Martina Blink (Mãe), Aline Carrocino (Maricota), Anna Paula Black (Mãe Maria), Marina Mota (Professora) e Pedro Henrique Lopes (Salomão). A trama acompanha a história do pequeno Milton que, ao ficar órfão aos 2 anos de idade, é adotado pelos patrões de sua avó. Chegando a Minas Gerais, o menino precisa lidar com o preconceito da sociedade por ser negro e ter pais brancos. O musical é um tributo ao Milton Nascimento, então nos inspiramos em passagens da vida dele, mas também criamos momentos ficcionais para debater temas como adoção, bullying e preconceito racial de maneira lúdica, explica o diretor Diego Morais. Também fazemos uma grande homenagem à maternidade e à ampliação dos modelos de família.

Na direção musical de Guilherme Borges, grandes sucessos de Milton Nascimento como “Coração de estudante”, “Travessia”, “Canção da América”, “Canção do sal”, “Um índio”, “Quem sabe isso quer dizer amor” e “Maria Maria” transportam o espectador para esse universo todo especial do músico, que passa pelas belezas de Minas Gerais, rezadeiras, relicários e movimento barroco. A obra do Milton sempre me encantou desde muito pequeno. Conhecer mais profundamente a história de vida deste gênio me fez querer levar o amor que transborda de suas melodias e letras para crianças de todas as idades, acrescenta o dramaturgo e ator Pedro Henrique Lopes. Nossa ideia é criar espetáculos com conteúdos atraentes para as famílias, para aproximar as gerações. Também fazem parte da equipe criativa Clívia Cohen (cenários e figurinos), Carlos Lafert (iluminação) e Vitor Martinez (visagismo).

Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças marcou a estreia do projeto “Grandes Músicos para Pequenos”, criado com o intuito de apresentar a vida e a obra de importantes compositores para as novas gerações. Depois, vieram O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças, que estreou em 2016 e foi premiado em três categorias pelo CBTIJ – Melhor Atriz em Papel Coadjuvante (Martina Blink), Direção de Produção (Entre Entretenimento) e Prêmio Especial pela qualidade do projeto (Diego Morais e Pedro Henrique Lopes), além de outras 12 indicações; Bituca – Milton Nascimento para crianças, de 2017, vencedor do Prêmio CBTIJ de Melhor Ator (Udylê Procópio) e de quatro estatuetas no Prêmio Botequim Cultural: Melhor espetáculo infanto-juvenil, Melhor Direção (Diego Morais), Melhor Roteiro (Pedro Henrique Lopes) e Melhor Atriz Coadjuvante (Aline Carrocino), além de outras 11 indicações; Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças, de 2018, vencedor dos prêmios Brasil Musical 2018 de Melhor espetáculo Infantil, Musical Rio 2018 como Melhor Espetáculo Infantil, e Botequim Cultural de Melhor Direção Infanto Juvenil, além de outras 8 indicações; e Raulzito – Raul Seixas Para Crianças, de 2019, vencedor do Prêmio Musical Rio de Melhor Espetáculo Infantil.

Pimentinha – Elis Regina para Crianças fez temporada virtual em 2021, e estreou presencialmente em 2022, sendo indicada ao Prêmio CBTIJ de Melhor Ator em Papel Coadjuvante (Lucas da Purificação).  Em 2022, o projeto também estreou a peça A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças, indicada aos prêmios CBTIJ de Melhor Atriz em Papel Coadjuvante (Ella Fernandes) e Direção de Produção (Entre Entretenimento).

As sete peças juntas já foram vistas por mais de 250 mil espectadores. O objetivo do Grandes Músicos para Pequenos é apresentar a vida e a obra de importantes compositores para as novas gerações e promover o resgate da cultura brasileira através de espetáculos que envolvam toda a família em experiências inesquecíveis.

A ideia é trazer o legado de uma cultura quase esquecida para as novas gerações, com um conteúdo atraente para as famílias, descreve Pedro Henrique Lopes, autor das peças do projeto. Queremos criar experiências de entretenimento inesquecíveis e marcantes, onde o espectador participe de forma ativa, explica o diretor Diego Morais.

Fotografia Junior Mandriola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *