Obra apresenta 14 textos escritos por contadores de histórias portugueses em edição limitada com capa em tecido, e traz prólogo assinado por Paulo Jorge Correia, professor da Universidade do Algarve, especialista em conto tradicional português

A fim de tornar mais acessível ao público brasileiro a literatura portuguesa, a contadora de histórias, escritora e produtora cultural Benita Prieto teve a iniciativa, em 2021, de organizar um livro, que agora ganha a sua primeira edição em formato especial com capa dura, tecido e ilustrações da portuguesa Sofia Paulino. Bendito e Louvado, Conto Contado: Contos Populares Portugueses será lançado, com presença da organizadora, no dia 28 de outubro (sábado), às 16h, nos Jardins do Museu da República, durante a programação da Primavera dos Livros no Rio de Janeiro, uma realização da Liga Brasileira de Editoras (Libre).

A obra, cujo projeto gráfico e editorial buscou ressaltar a preciosidade do conteúdo, foi concebida por 14 autores portugueses até então inéditos no Brasil. São eles: Jorge Serafim, António Fontinha, Elsa Serra, Fernando Guerreiro, Luzia do Rosário, José Craveiro, Rui Guedes, Bru Junça, Luís Correia Carmelo, Valter Peres, Miguel Horta, Ana Sofia Paiva, Carlos Marques e Sofia Maul. Benita, que é uma das fundadoras do renomado grupo Morandubetá, reconhecido internacionalmente pela pesquisa voltada à tradição oral, recorda que despertou para a possibilidade de preparar o novo livro enquanto participava de uma edição da Maratona de Leitura em Sertã, Portugal.

Lá estavam muitos contadores de histórias portugueses conversando após o almoço e esperando as sessões que íamos fazer à tarde. Foi nesse momento que eu tive a ideia e comentei com eles que iria fazer um livro com contos populares portugueses. Um pouco depois conversei com a Rosana Mont’Alverne que achou excelente a proposta e me disse que avançasse, completa Benita.

Após o sinal verde de Rosana, editora e fundadora da Aletria, Benita convidou os contadores que vivem em diferentes regiões de Portugal. Há, inclusive, nomes das ilhas da Madeira e dos Açores. Essa é uma boa maneira de criar pontes entre Brasil e Portugal, como escreveu Cristina Taquelim, uma importante contadora de histórias portuguesa, na quarta capa do livro, afirma Benita.

A organizadora celebra a oportunidade de lançar Bendito e Louvado, Conto Contado, que é ancorado em uma série de pesquisas. Os próprios contadores são pesquisadores dessas tradições. Cada conto, inclusive, traz a fonte de onde ele foi recolhido para ser escrito. São versões literárias baseadas na escuta, fundamental para a preservação da memória, ressalta Benita.

Ela também destaca o prólogo assinado por Paulo Jorge Correia, da Universidade do Algarve: Ele é um grande pesquisador do conto tradicional português. Além de falar de cada conto e suas versões, ele introduz para o leitor quem é cada contador de histórias. É uma honra tê-lo no livro, frisa.

Sobre a parceria com a ilustradora Sofia Paulino, Benita sublinha o modo como a linguagem da artista casou com o conceito do livro. Tudo que ela faz é artesanal, mas ao mesmo tempo contemporâneo. O resultado está totalmente integrado aos contos. E o livro ficou um belíssimo objeto, muito bom de ler e dá prazer de manusear, celebra. Tanto é assim que a obra recebeu, neste ano de 2023, o Selo Distinção da Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio, uma das premiações mais importantes do país no segmento infanto-juvenil.

A editora Rosana Mont’Alverne pontua que o livro é uma verdadeira joia. É uma alegria imensa para nós da Aletria apresentarmos essa obra riquíssima ao público brasileiro, e, mais ainda, por podermos estimular essa troca entre os dois países, viabilizando junto com a Sofia a publicação do livro também em Portugal, afirma.

Além do lançamento do livro, no sábado (28), Benita Prieto também conduzirá a oficina “Apreciação de literatura infantil e juvenil e Mediação de leitura”, ao lado de Sónia Fernandes, chefe da Unidade de Cultura da Câmara da cidade de Pombal, em Portugal. E, no domingo (29), a escritora será mediadora da mesa “Selo Caminhos de Leitura: criando pontes entre Brasil e Portugal”, que terá participação de Pedro Pimpão, Presidente da Câmara Municipal de Pombal (PT); Sónia Fernandes, Chefe da Unidade de Cultura de Pombal (PT); Daniela Martins, Técnica da Unidade de Projetos Educativos da Biblioteca de Pombal (PT); Professora Eliana Yunes, idealizadora do Selo Cátedra de Leitura da PUC Rio; e Gilda Carvalho, Diretora do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio.

Lançamento Bendito e Louvado, Conto Contado: Contos Populares Portugueses na Primavera dos Livros – Rio de Janeiro – 2023

Com presença da organizadora Benita Prieto

Dia 28 de outubro de 2023 (sábado), às 16h

Espaço interno – Museu da República

Rua do Catete 153, Catete, Rio de Janeiro – RJ

Na Fotografia Benita Prieto com o Presidente de Portugal Marcelo Rebello no Lançamento do livro em Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *