Assistido por mais de 300 mil pessoas de 60 cidades, durante nove anos de estrada, o projeto Beatles para Crianças chega novamente ao Rio de Janeiro a bordo de seu submarino amarelo. A trupe paulistana, que apresenta os grandes sucessos do quarteto de Liverpool para os pequenos, volta à cidade com dois espetáculos, que têm texto, direção e atuação dos músicos e educadores Fabio Freire e Gabriel Manetti. Meu Primeiro Show de Rock (07 de setembro) e o inédito Beatles Heróis e a Terrível Máquina do Silêncio (09 e 10 de setembro) estarão em cartaz no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea.

Meu Primeiro Show de Rock, que há quatro anos não é apresentado no Rio de Janeiro, reúne muitos sucessos do quarteto de Liverpool, com arranjos originais, entre eles “I Want To Hold Your Hand”, “All My Loving” e “Yellow Submarine”, além de histórias contadas e cantadas pelos músicos e atores. As crianças também se divertem ao aprender os quatro movimentos básicos do rock, seguindo o convite da banda: 1. Levante os braços, soque o ar. 2. Balance a cabeça. 3. Dance loucamente. 4. Por fim, faça o solo imaginário de guitarra, mais conhecido como air guitar. Depois, os espectadores mirins se deixam tomar pelo entusiasmo, entram na brincadeira de dançar, cantar e conhecer canções históricas dos Beatles para, no final, receberem o certificado de #meuprimeiroshowderock.

Este show foi o que deu início ao projeto e foi pensado para que as crianças tivessem a experiência de um grande show de rock de verdade, explica Fabio Freire. Eles conhecem os instrumentos, bateria, guitarra e baixo e outros que a gente leva para apresentar, aprendem os movimentos básicos do rock, ouvem histórias que contamos e grandes clássicos dos Beatles. É uma farra!, completa.

O inédito Beatles Heróis e a Terrível Máquina do Silêncio conta a história de grupo de vilões mal-humorados que resolvem acabar com qualquer divertimento na cidade. Ninguém pode dançar, pular, brincar e muito menos cantar. O vilão-chefe e seus horripilantes comandados querem usar a “Máquina do Silêncio”. Os Beatles Heróis, então, são convocados para acabarem com esses planos maléficos e restaurarem a diversão. O espetáculo conta com uma projeção de vídeo, na qual acontece toda a aventura, e reúne canções como “Revolution”, “Got to Get You Into My Life”, “Penny Lane” e “Yellow Submarine”.

Neste espetáculo, interagimos com o vídeo o tempo todo, com as animações que contam a história. Ao longo do show, os vilões vão aparecendo e os Beatles Heróis vão acabando com eles. Os superpoderes desses heróis são a música. Então, o que espanta os vilões são os sons da bateria, o solo de guitarra, a voz dos cantores. A ideia é apresentar uma história de aventura durante um show de rock de verdade, conta Fábio Freire.

A banda Beatles para Crianças foi criada, em 2014, pelos educadores Fabio Freire e Gabriel Manetti que, de uma maneira lúdica e muito bem pensada, têm proporcionado às famílias um momento único de diversão deixando bem claras as bases do projeto: a musicalização, a iniciação ao rock, a língua inglesa e a inquestionável referência do universo dos Beatles e suas canções. O grupo domina completamente o repertório dos Beatles e apresenta cada canção com sabor de novidade, com uma pegada atual e sem medo de incluir instrumentos lúdicos e divertidos nas apresentações. Além dos shows pelo país, o grupo também conta com dois CDs e um DVD lançados: o “Beatles Para Crianças”, de 2016, o segundo álbum, “Beatles Para Crianças 2 – A Bagunça Continua”, de 2018, e o DVD “O Primeiro Show de Rock”, lançado em abril de 2020.

Fotografia Andreia Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *