Alcarràs da realizadora Carla Simón recebeu o Urso de Ouro na última edição do Festival de Berlim que decorreu entre 10 e 20 de Fevereiro.

Desde que se lembram, a família Solé passou os verões a colher pêssegos em Alcarràs, uma pequena vila na Catalunha. Mas a safra deste ano pode muito bem ser a última. Os novos planos para a terra, que incluem o corte dos pessegueiros e a instalação de painéis solares, causam uma ruptura na família. Pela primeira vez, enfrentam um futuro incerto e correm o risco de perder mais do que o pomar.

Depois da sua estreia na realização com Verão 1993 (Summer 1993), vencedor do Prémio Melhor Primeiro Filme e do Grande Prémio do Júri da Generation Kplus no Festival de Berlim 2017, Carla Simón regressa à Catalunha tradicional, com um novo retrato pessoal e terno de uma família empurrada pela modernidade.

Em Berlim, M. Night Shyamalan, Presidente do Júri, elogiou o filme “pelas suas performances extraordinárias e pela capacidade de mostrar a ternura e a comédia da família, bem como a luta, a nossa ligação e dependência com a terra.”

Alcarràs terá estreia nas salas de cinema nacionais no terceiro trimestre do ano pela mão da Alambique.

A distribuição do filme Return to Dust de Li Ruijun, conto terno sobre a natureza transformadora do amor, seleccionado em Competição Oficial do festival, será também assegurada pela Alambique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *