O espetáculo Detalhes de Nós dois, que esteve em cartaz no Teatro Adolpho Bloch, com texto de Pedro Henrique Lopes, direção geral de Diego Morais e direção musical de Tony Lucchesi; é um dos espetáculos mais agradáveis, e surpreendentes, da atual temporada de (re)estreias do nosso verão carioca de 2025. 

Ao iniciar a peça, nos deparamos com a concepção cenográfica de Diego Morais para um apartamento realista, ao mesmo tempo em que temos também uma construção simbólica, que se apresenta na sugestão das paredes, com tela de filó, na pouca mobília, e nas muitas caixas de mudanças. Logo, começamos a perceber que não se trata apenas de uma casa em mudança, mas sim de uma casa em separação. 

Detalhes de Nós Dois, conta a história de Laura e Beto, que depois de anos separados, decidem se reencontrar para dividir as últimas memórias deixadas num antigo apartamento, embaladas pelas músicas gravadas numa fita cassete antiga que encontram lá. Muitas lembranças de todas as etapas do relacionamento vêm à tona para despertar as melhores emoções e gargalhadas. O primeiro encontro, a conquista para o namoro, os altos e baixos do casamento, as situações inusitadas tentando salvar o relacionamento, até a separação.

Nos primeiros momentos da peça, ficamos vendo a discussão entre o casal protagonista, a divisão de bens, e principalmente, a tentativa de colocação em prática, do bom divórcio pela esposa Laura, que até se especializou profissionalmente, em palestras de couch sobre o referido assunto. Onde propaga aos ventos, uma cisão sem dor ou sofrimento; que na prática não funciona bem assim. Parecia assim, que teríamos um espetáculo com esse acerto de contas e “lavação de roupa suja”; até que entra em cena, o muito bem-vindo, “detalhe de nós dois” do título da peça. Uma referência explícita à música Detalhes de Nós dois de Roberto Carlos.

Desta maneira, o espetáculo dá uma guinada de 180 graus, e se transforma em um adorável e delicioso musical romântico. Dando um salto extraordinário, inclusive, no equilíbrio entre as atuações, que vinha mais potente na ex-mulher vivida por Helga Nemetik, e mais tímida no ex-marido vivido por Pedro Henrique Lopes.

Desde o primeiro momento em que entra a trilha sonora musical de Roberto Carlos, ficamos todos nós deslumbrados, e maravilhados, em ouvir todas as canções de Roberto. Querendo ou não, essa trilha sonora, embala há décadas, as nossas vidas brasileiras! É impossível ouvir algumas destas músicas: “Detalhes”, “Como é Grande o Meu Amor Por Você”, “De tanto amor”, “Emoções”, “Falando Sério”, sem sermos saudosistas, sem deixarmos de ligar algumas delas, a nossa mãe, avó, amor, algum afeto, ou natureza, ou rebeldia, entre outros. Temas trabalhados por Roberto e que habita o nosso imaginário popular e musical.

A direção musical de Tony Lucchesi é um dos grandes destaques do espetáculo, onde os atores-cantores executam muito bem as partituras musicais, em um arranjo muito agradável e envolvente. “Detalhes de Nós Dois”, é um espetáculo necessário para quem busca um bom entretenimento em formato de comédia romântica, e é realizado com apuro, qualidade artística e técnica.

Foto Junior Mandriola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *